​ENCONTRO BRASILEIRO DE VIOLA DA GAMBA - 2018

 

Realização

Associação Brasileira de Viola da Gamba

Universidade Federal Fluminense

Apoio

Centro Centro Educacional de Niterói

​​Nessa edição compareceram 31 gambistas e dois Luthiers - Jonas Caldas e Alexsandro Novais. Mais uma vez  o encontro contou com a presença da gambista Sarah Mead da Brandeis University/EUA, que atualmente está na diretoria da Associação Americana de Viola da Gamba.

 

Os gambistas foram divididos em seis grupos sob a orientação de Cecilia Aprigliano, Elimar P. Machado, Kristina Augustin, Lenora P. Mendes, Mario Orlando e Sarah Mead. A gambista americana liderou a prática de um grande Consort reunindo todos os gambistas proporcionando uma rara oportunidade sonora e prática envolvendo 30 violas.

 

Nessa edição foi dado enfase na divulgação da viola da gamba para o grande público oferecendo dois concertos para a comunidade de Niterói. Os concertos foram realizados no Teatro da UFF pelo ARCOS (quinteto de violas da gamba) e pela Sarah Mead e convidados (Iara Ungarelli, Gustavo W. Freccia e Cecilia Aprigliano). Sarah apresentou-se com a Lyra Viol

No ano de 2018 contamos com a presença de dois fotógrafos: Horacio Calligaris Galvanese e Felipe Dal-Bello que nos presentearam com belas fotos.